sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lei do Gás em debate no Gas Summit

A Lei do Gás estará no centro das discussões durante o Gas Summit 2009. E uma reportagem divulgada hoje pelo Canal Energia reflete a importância do tema para o mercado.

Marcelo Moraes, diretor de Relações Institucionais da ABIAPE (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica), falou sobre como a nova lei poderá trazer mais competitividade e independência para o setor. Segundo a ABIAPE, o mercado está aguardando a regulamentação da Lei para avaliar as vantagens de se aventurar na construção dos próprios gasodutos.

Quem também vê de forma positiva o marco regulatório é o diretor de regulação e fiscalização dos serviços de gás canalizado da ARSESP, Zevi Kann. O executivo foi entrevistado por este blog e afirmou que a Lei do Gás é fundamental para disciplinar o mercado brasileiro.

"Até então, as agências e os agentes do setor de gás canalizado tinham que se disciplinar com base unicamente na Lei do Petróleo, muita vaga em relação à questão do gás canalizado", disse o diretor, que destacou ainda a melhora para o ambiente de negócios. "O marco regulatório é fundamental porque os investimentos, em geral, são de longo prazo e que não seriam realizados sem essa definição", afirmou.

Sem dúvida, a Lei trará muitos benefícios para o setor. Mas exigirá mudanças e adaptações do mercado para que seja efetiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário