segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Ponto de Encontro do Setor de Gás

Sou responsável pelo conteúdo do Gas Summit 2009 e é muito interessante observar as consideráveis mudanças pelas quais o setor de gás natural passou desde sua última edição.

Em 2008, alguns desencontros políticos evidenciaram a fragilidade das relações e da tão comentada “integração energética”. Passamos por crises de abastecimento e por tentativas constantes de garantir que os laços não fossem desfeitos.

Além disso, a crise econômica internacional afetou consideravelmente toda a cadeia, o que obrigou as empresas a repensarem suas metas e reverem os investimentos previstos.

Mas o setor também foi beneficiado pela descoberta de novos poços de exploração - a camada pré-sal, por exemplo - pelos novos projetos de GNL e, ainda, pelas mudanças regulatórias com a recém aprovada Lei do Gás, que pretende dentre muitas disposições, permitir às grandes empresas que consomem o gás, que produzem ou importam, de terem seus dutos próprios.

O Gas Summit Latin América deste ano irá reunir todos esses temas e terá como cerne da discussão o Panorama Regulatório e os Rumos do Mercado de Gás Natural a partir da Descoberta de Novos Campos e do Desenvolvimento de Projetos de GNL na América Latina”.

Em nossas próximas postagens você saberá um pouco mais sobre o programa do evento e conhecerá a nossa grade de palestrantes.

Um abraço